É um processo de ressignificação cognitiva com o objetivo de proporcionar um padrão de comportamento mais funcional e adaptado às necessidades de vida do paciente. A TCC visa proporcionar uma melhor qualidade de vida, trabalhando todas as questões relacionadas às emoções, pensamentos e comportamento. Uma das premissas da TCC é a de que o que afeta a nossa vida não são as situações que vivemos, pessoas ou eventos, mas sim a forma como pensamos e sentimos diante das situações. A TCC é a terapia mais indicada pela Organização Mundial da Saúde considerando sua eficácia e metodologia científica. Entre as principais demandas de procura, a TCC é indicada para o tratamento dos transtornos de humor (depressão), transtornos de ansiedade, estresse, transtornos de personalidade, transtornos por uso de substância (vícios diversos), transtornos alimentares, dificuldades cognitivas, processos de autoconhecimento e bem-estar, entre outros.
Público-alvo: A TCC é oferecida nas modalidades de psicoterapia individual infantil (crianças a partir de 6 anos), psicoterapia individual para adolescentes e adultos e psicoterapia de casal.
Modalidades: Presencial e On-line
A avaliação neuropsicológica é um processo investigativo que busca mensurar o desempenho cognitivo do paciente, comparando-o com pessoas da mesma faixa etária e escolaridade. Essa análise busca avaliar as suspeitas ou queixas das alterações cognitivas decorrentes de possíveis desordens neurológicas, transtornos ou elementos pertinentes ao processo de envelhecimento. São realizadas entrevistas e aplicados testes neuropsicológicos padronizados para investigar o funcionamento cognitivo e verificação das habilidades e dificuldades encontradas. Essa avaliação proporciona o planejamento de estratégias de intervenção cognitiva visando um padrão mais funcional e consequente uma melhoria na qualidade de vida. A duração da avaliação pode variar de 6 a 8 sessões e ao término, o paciente recebe um laudo psicológico com a descrição das atividades realizadas, resultados e possibilidades de estratégias de intervenção.
A avaliação serve para o levantamento de hipóteses diagnósticas variadas que auxiliam os médicos e profissionais da área da saúde na confirmação de diagnósticos e tratamentos.
A avaliação inclui investigação: demências (Doença de Alzheimer, demência fronto temporal, entre outras), Parkinson, sequelas de AVC, TCE, Avaliação de inteligência, de altas habilidades, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de aprendizagem em geral (dislexia, disgrafia, discalculia), deficiência intelectual, epilepsia, transtornos neurológicos em geral, transtornos do neurodesenvolvimento, avaliação da personalidade, depressão, ansiedade, estresse, entre outros.
Público-alvo: Avaliação de crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos.
A reabilitação neuropsicológica/cognitiva busca aplicar estratégias de intervenção no intuito de aprimorar as habilidades cognitivas de memória, atenção, funções executivas (planejamento, raciocínio, controle inibitório, entre outros), linguagem, entre outros. Envolve atividades que permitem a redução das dificuldades cognitivas, proporciona ajustamentos comportamentais para uma melhor qualidade de vida, podendo em muitos casos retardar a progressão dos sintomas relacionados ao declínio funcional, além de contribuir para uma melhor autoestima. São indicadas sessões semanais e ou quinzenais. Durante a sessão são estimuladas as habilidades cognitivas e propostas atividades a serem realizadas em casa durante a semana. A repetição e constância são fatores fundamentais nesse tipo de intervenção. As sessões são individualizadas e personalizadas, baseadas nos objetivos e capacidades de cada paciente. São definidas metas de tratamento incluindo perspectivas a curto, médio e longo prazo. Podem ser utilizados recursos lúdicos, livros e softwares / aplicativos.
Público-alvo: Todas as idades
Modalidades: Individual ou em grupo
A supervisão clínica é um elemento essencial no desenvolvimento e na qualidade do atendimento psicológico e neuropsicológico. A supervisão fornece um espaço seguro para refletir sobre suas experiências clínicas, dúvidas e desafios a partir das trocas com profissionais com pontos de vistas diferentes e complementares.
Público-alvo: Psicóloga(o)s e Neuropsicóloga(o)s
Modalidades: Individual ou em grupo
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Modalidades: Cursos presenciais e on-line para escolas, palestras, ambiente corporativo e formação em geral
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